A APAE, por acreditar que a educação promove inúmeras possibilidades para a pessoa com deficiência, é mantenedora da Escola de Educação Especial Helen Adms Keller, a qual encontra-se regulamentada junto aos órgãos competentes. Funciona de manhã e a tarde, cumprindo o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas aulas ao ano. A escola tem por objetivo prestar atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência Intelectual e Múltipla, de zero ano até a idade adulta, com o objetivo da promoção do seu desenvolvimento integral e o desenvolvimento de suas potencialidades, preparando-os para o pleno exercício da cidadania.
Aos alunos são oferecidos, conforme idade cronológica, atendimento educacional especializado nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e educação de jovens e adultos anos iniciais Educação Especial (EJA), devido a complexidade dos casos atendidos e pensando em promover a integralidade no atendimento a escola também oferece atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, equoterapia, serviço social, neurologia e psiquiatria.
Para ingressar na Escola de Educação Especial Helen Adms Keller é necessário solicitar uma avaliação da equipe multiprofissional, esta solicitação poderá ser feita por qualquer profissional da rede de atendimento (Escolas, Creches, Postos de Saúde, CRAS e Consultórios) e também por procura espontânea da própria família, ou seja, qualquer pessoa pode procurar a secretaria da APAE e solicitar uma avaliação. Lembramos ainda que avaliação pode ser solicitada para qualquer pessoa com algum indício de atraso no desenvolvimento ou deficiência intelectual, não tendo limite de idade, podendo ser de recém nascido a idade adulta.
Após a avaliação multiprofissional a equipe indicará para a família o tratamento adequado, podendo este ser realizado na APAE ou na rede municipal de atendimento caso não se enquadre no público alvo da entidade. Salientamos que o atendimento precoce possibilita maiores e melhores resultados no processo de desenvolvimento, principalmente quando se trata de bebês e crianças, por tanto, se você conhece alguém que apresente algum tipo de atraso no seu desenvolvimento repasse estas informações ou procure a APAE para esclarecer suas dúvidas.