•  
APAE de Tapejara inaugura novo pavilhão de Equoterapia
  • 11 de dezembro de 2023

APAE de Tapejara inaugura novo pavilhão de Equoterapia

Na tarde de segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, a APAE de Tapejara realizou cerimônia de inauguração do novo Pavilhão de Equoterapia, localizado ao lado da nova sede. O novo pavilhão foi construído para trazer mais eficiência no tratamento e conforto aos alunos e usuários da APAE, à equipe de trabalho e ao cavalo Paçoca. 

Até então a Equoterapia funciona em um pavilhão cedido pelo Município de Tapejara e localizado no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto. O local é adequado para a prática da terapia, porém é distante da nova sede da APAE.

Participaram da inauguração a diretoria da APAE, seus colaboradores, alunos, usuários, familiares e autoridades Municipais e Estaduais, dentre elas o Presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara Déberton Fracaro, o Prefeito Municipal de Tapejara Evanir Wolf e o Deputado Estadual Ederildo Paparico Bachi, responsável por emenda parlamentar de 100 mil reais que foi utilizada para a construção do pavilhão. 

Na oportunidade foram homenageados o Engenheiro Civil Luiz Acângelo Girardi (Canjo) e a arquiteta Vanize Regina Roman, ambos responsáveis pelo projeto da nova sede da APAE e da nova sede da Equoterapia, serviços que realizaram de forma voluntária. Eles ganharam uma placa que ficará afixada na sede da APAE. 

O equitador Jarbas Cerezolli e a fisioterapeuta Júlia Canali foram homenageados representando todos os profissionais da Equoterapia da APAE  e recebendo simbolicamente o novo logotipo do setor, que foi desenvolvido pela Agência H.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. Compõem o setor de Equoterapia  da APAE de Tapejara um equitador, duas fisioterapeutas,  uma psicóloga e cavalo Paçoca. 

A partir de 2024 o novo pavilhão será o novo lar do Paçoca e o local onde alunos e usuários da APAE receberão a terapia. 

Fotos: Lairton Tres (Fonte Agência de Jornalismo)