Inauguração da pedra fundamental da obra será sábado, dia 3 de agosto de 2019
O Projeto Construindo Vidas, que visa a construção de uma nova sede para a APAE de Tapejara chegou a 70% de sua meta, ou seja, a entidade já arrecadou recursos o suficiente para que a obra tenha início. Os recursos foram adquiridos através de doações da comunidade regional, Parcerias Público Privadas (PPPs) e recursos públicos de poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Com isso a diretoria da entidade definiu realizar um ato que marcará oficialmente o início das obras, com a inauguração da pedra fundamental que ocorrerá no dia 03 de agosto de 2019, sábado, às 11 horas da manhã em ato solene no local onde será construída a sede, na Avenida Perimetral, ao lado do Polo UAB Tapejara. A solenidade faz parte da programação da Semana do Município de Tapejara que comemora no período seus 64 anos de emancipação. Toda a comunidade regional é convidada a participar.
Na prática a obra já começou. Os primeiros pilares já foram erguidos e, para tal, foi utilizado um recurso do Poder Judiciário, destinado pela Dra. Lilian Raquel Bozza quando a mesma era juíza da comarca de Tapejara. Além disso, está em processo licitatório o restante da obra, sendo que a concorrência já aconteceu e a empresa vencedora para a construção foi a Competence Construções de Obras Civis LTDA de Erechim. O valor da obra ficará em R$ 2.593.139,60. Após o início da construção a empresa deverá entrega-la pronta em um prazo de 15 meses.
Mesmo com o início da obra, a diretoria da APAE ressalta que ainda faltam 30% dos recursos para a finalização e para que ela não seja interrompida a entidade iniciará uma nova campanha de arrecadação de recursos. Segundo os coordenadores do Projeto Construindo Vidas, algumas empresas já manifestaram interesse em ajudar e as mesmas serão convidadas a fazer suas doações nos próximos meses. Além disso, todos os canais de doação, bem como ações de outras entidades e pessoas de toda a região ainda estão abertos e qualquer doação é bem-vinda ao projeto.